Matosinhos Sport
newsletter
pesquisar
Provedor do Utente
1
2
3
4
5
6 7
8
9
10
11
12 13 14
15
16
17
18
19 20 21
22
23
24
25
26
27 28
29
30
31
Anterior Mai 17 Jun 17 Jul 17 Ago 17 Set 17 Out 17 Nov 17 Dez 17 | Jan 18 Fev 18 Mar 18 Abr 18 Mai 18 Seguinte

O símbolo dos IX Jogos do Eixo Atlântico


O logotipo foi escolhido por concurso efectuado pela Associação de Estudantes da Escola Superior de Arte e Design de Matosinhos, dadas as excelentes relações entre esta Escola premiada e a Câmara Municipal de Matosinhos. O vencedor foi o jovem designer André Sousa, que se encontra a frequentar o 2º ano do Mestrado em Design de Comunicação. Segundo ele, o conceito escolhido e a desenvolver passou por recair em simbologia referente ao Mar, sendo usadas como referências a vieira e a estrela-do-mar, que poderão caracterizar a cidade e orla costeira de Matosinhos e a sua forte ligação ao Mar.

Mas vamos mais longe. Matosinhos é parte integrante de um dos muitos caminhos que rumam do Norte de Portugal à Galiza e a Santiago. E a vieira é um símbolo sempre presente nesses caminhos e nos peregrinos que o fazem. Mas além da forte ligação à Galiza e à simbologia da vieira, também o nome de Matosinhos tem origem numa lenda ligada à vieira e a Santiago. Segundo o historiador Joel Cleto, a origem do nome de Matosinhos está ligado a um episódio que ocorreu quando o barco que transportava o corpo martirizado de Santiago para a Galiza, vindo da Palestina, passava ao lado do lugar de Bouças (designação, até ao início do século XX, do actual concelho de Matosinhos).

Em breves palavras, nesse tempo, o senhor romano da região – Cayo Carpo – mercê de uma corrida com outros cavaleiros, irrompe mar adentro, levando-o o seu cavalo na direcção de uma embarcação – transportando o corpo de Santiago para a Galiza - que passava ao lado do areal; quando todos pensavam que cavaleiro e montada não teriam sobrevivido, eis que estes surgem na praia, vivos e com os corpos cobertos por conchas – vieiras, totalmente “matizadinhos”. Assim este senhor romano passará a ser conhecido, desde então, por “Matizadinho” e, o local onde tudo isto se passou, por praia do “Matizadinho”, topónimo que evoluirá, durante os séculos seguintes, para Matosinhos.






© 2017 MATOSINHOSPORT Todos os direitos reservados