Matosinhos Sport
newsletter
pesquisar
Provedor do Utente
1
2
3
4 5
6
7
8
9
10 11 12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25 26
27
28
29
30
31
Anterior Mar 17 Abr 17 Mai 17 Jun 17 Jul 17 Ago 17 Set 17 Out 17 Nov 17 Dez 17 | Jan 18 Fev 18 Mar 18 Seguinte
Título da página
A MS - Matosinhos Sport, EM gere as Piscinas Municipais de Custóias, Guifões, Leça do Balio, Matosinhos, Perafita, S. Mamede de Infesta e Senhora da Hora, para além da Piscina das Marés e da Quinta da Conceição que só abrem ao público durante a época balnear.

 


As piscinas destinam-se, fundamentalmente, ao ensino e prática da Natação, sendo um dos objetivos a formação desportivo - motora aquática.

As Escolas Municipais de Natação procuram atrair o maior número possível de alunos, de todas as idades, desenvolvendo diversas atividades desportivas, recreativas e formativas, enquadradas por profissionais especializados e qualificados. Proporcionam um amplo conjunto de serviços, designadamente no âmbito da aprendizagem, do aperfeiçoamento e do desenvolvimento das diversas atividades aquáticas.

As Escolas de Natação desenvolvem-se a vários níveis, quer para adultos quer para crianças, com objetivos distintos mas integrados num processo de aprendizagem.

A Natação para Adultos desdobra-se em dois níveis: Nível 1 (Iniciar e concluir a adaptação ao meio aquático; introduzir a aprendizagem das técnicas de nado alternadas; desenvolver o sentido lúdico, recreativo e social) e Nível 2 (Concluir a aprendizagem das técnicas de nado simultâneas; desenvolver o sentido lúdico, recreativo e social).

A Natação para Crianças desenrola-se a quatro níveis: Nível 0 (Iniciar e concluir a adaptação ao meio aquático), Nível 1 (Iniciar as técnicas de nado alternadas), Nível 2 (Concluir a aprendizagem das técnicas de nado alternadas e introduzir o ensino das técnicas de nado simultâneas) e Nível 3 (Concluir a aprendizagem das técnicas de nado simultâneas).


Para além das atividades desenvolvidas através das escolas de natação, as Piscinas Municipais apresentam ainda uma componente lúdico - recreativa através de modalidades como natação para bebés, nado livre, hidrobike, hidroginástica e aquagym, atendendo às particularidades dos vários segmentos etários, e uma componente terapêutica desenvolvida através da hidroterapia.

Natação para bebés
Promover a adaptação ao meio aquático para bebés a partir dos 8 meses de vida, ao mesmo tempo que se vão cultivando laços afetivos entre pai/mãe e filho/filha, através de experiências lúdicas. São momentos de harmonia e diversão que contribuem para o desenvolvimento do bebé a vários níveis: cognitivo, afetivo e psicomotor.

Hidrobike
Aula de condicionamento físico que consiste na utilização de bicicletas adaptadas ao meio aquático e que permite ao praticante, pedalando dentro de água, desenvolver capacidades aeróbicas, anaérobicas, força e resistência muscular, com as vantagens fisiológicas e físicas da imersão do corpo na água e que, entre outras coisas, é proporcionadora de bem-estar.

Aquagym
Atividade de treino cardiovascular que consiste na utilização de máquinas adaptadas ao meio aquático e que proporciona um exercício físico completo, com todos os benefícios que a imersão do corpo na água garante.

Hidroginástica
Atividade realizada dentro de água ao som de música que utiliza diversos exercícios aérobicos, localizados, de alongamento e relaxamento.
Proporciona o fortalecimento muscular localizado, o condicionamento físico geral, cardiovascular e respiratório e, por ser uma atividade desenvolvida dentro de água, com baixo impacto articular, torna-a mais segura e com muito menos restrições para o praticante. Para além disso, a água favorece a sensação de leveza e contribui para a diminuição do stress e do cansaço devido ao efeito de massagem exercido, aliviando tensões e favorecendo o relaxamento.

Hidroterapia
Atividade com fins de reabilitação e que pode ser utilizada para o tratamento de patologias do foro reumatológico, neurológico ou ortopédico, promovendo a melhoria e manutenção das capacidades físicas (força, capacidade cardio - respiratória, flexibilidade) e funcionais.

Polo Aquático
O Polo Aquático é um desporto que teve origem nos rios e lagos de Inglaterra na metade do século XIX. É um desporto coletivo e os princípios básicos são semelhantes aos do andebol, mas é praticado dentro de uma piscina. Cada equipa deve tentar jogar a bola dentro da baliza da equipa adversária, que é defendida por um guarda-redes.
Nas Piscinas Municipais de Matosinhos, o Polo Aquático destina-se a crianças entre os 10 e os 14 anos e tem como objetivos promover hábitos de vida saudáveis e o desenvolvimento de valores úteis designadamente cooperação e entreajuda proporcionadas pela prática de Jogos Desportivos Colectivos.
Nos últimos anos, Matosinhos tem recebido (na Piscina Municipal da Senhora da Hora) várias jornadas da 1ª Divisão Nacional de Pólo Aquático, através da equipa do CDUP.

Aquatraining
Treino de natação, de hidroginástica e de hidrobike com o objetivo de melhorar a postura, coordenação, equilíbrio e a capacidade respiratória, e aumentar a amplitude do movimento, a flexibilidade geral e a força muscular.

Aqua Zumba 
Conhecido como a "festa na piscina", Aqua Zumba dá um novo significado à ideia de exercícios revigorantes. Integrando a forma e a filosofia do Zumba com as disciplinas tradicionais de hidroginástica, o Aqua Zumba combina tudo isso num programa de exercícios desafiador na água, que proporciona condicionamento aérobio, tonificação muscular e, acima de tudo, uma quantidade inacreditável de divers

Atividades aquáticas pré e pós parto 
Trata-se de atividades destinadas a mulheres grávidas com o objetivo de melhorar a condição física designadamente a resistência, a força e a flexibilidade e beneficiar o desenvolvimento do equilíbrio em posição vertical, para além de proporcionar bem estar através da massagem e do relaxamento próprias da imersão em água.

MasterSwim
Programa de natação para atletas que deixaram de competir ou para utentes que pretendem uma aula de natação com níveis de intensidade mais elevada; aperfeiçoamento das técnica de nado; treino de ritmo.

Aquafit
Aglutina numa só atividade o fitness aquático e terrestre. O tempo de densidade motora da classe é dividido em duas atividades – hidroginástica e ginástica localizada fora de água ou hidrobike e ginástica localizada fora de água.

Programa de relaxamento aquático que tem os seguintes objectivos: reduzir o cansaço, criar hábitos de vida saudável, melhorar a qualidade de vida, ser um meio de socialização, aumentar a profundidade da respiração e a vasodilatação periférica, diminuir o espasmo muscular, aumentar a resposta do sistema imunológico, melhorar os padrões de sono, melhorar a digestão, diminuir a dor muscular e o stress articular. É uma técnica também utilizada como terapia para patologias como fibromialgia, artrose, artrite e diabetes.

Aqua RX
Aqua Suspension Training é uma nova perspectiva de treino funcional em meio aquático. Utiliza-se um instrumento fixo aplicável, com o devido ajuste em altura, a piscinas de diversas profundidades, e que serve para fazer exercício físico em suspensão, executado com o peso do  próprio corpo.

Aula de hidroginástica direccionada para a população sénior. 

O Pt Aquático surge com a necessidade de acompanhar a evolução do mercado do fitness. Trata-se de um trabalho individualizado com objetivos de melhoria da condição física e psicológica do aluno.

Aluguer de espaço para aulas de PT

Execução de tarefas aquáticas destinadas a preparar os alunos para a modalidade de triatlo.

Festas de Aniversário
Organização de festas de aniversário que incluem uma vasta gama de atividades orientadas por monitores da respetiva piscina, tais como: estafetas de natação, hidroginástica ou ainda, jogos tradicionais em ambiente aquático.

 

Para além das modalidades de base, MS - Matosinhos Sport, EM apresenta, regularmente, programas e eventos próprios.

Destacam-se as atividades temáticas de Carnaval, Páscoa e Natal, e outras, como as ações de formação de âmbito desportivo e recreativo aquático, aulas de hidroginástica gratuitas alusivas aos mais variados temas, os Festivais de Natação, entre outras.

As Piscinas Municipais do Concelho de Matosinhos contam com cerca de 15 000 utentes ativos para além de diversas instituições, associações, escolas e clubes.








© 2017 MATOSINHOSPORT Todos os direitos reservados